domingo, 1 de julho de 2012

Minha visão por uma telinha...

"A televisão manipula as pessoas."


Essa é uma daquelas frases clichês que as pessoas dizem e Você toma isso como uma verdade, talvez para não entrar numa discussão maior, talvez porque você nunca parou pra pensar sobre isso. Mas como a maioria das pessoas você só condena a televisão e acredita que ela é o diabo da sociedade moderna. Se você parar e pensar um pouco, vai perceber que não é bem assim...


A mídia concerteza explode no meio de nós uma bomba de informação a cada segundo,mas é assim que eles ganham dinheiro, com propagandas e anúncios. Um anunciante paga por 30 segundos de exposição na emissora Record, por exemplo, em média de R$ 301,350 mil gerando muito lucro em torno desse mercado comercial. É assim que eles lucram e nós não deveríamos culpá-los por isso, afinal você também queria estar no lugar de algum deles ganhando esses rios de dinheiro. 

A informação que é relevante para você, não são eles que deveriam decidir e sim você mesmo, falta um filtro de conteúdo na nossa mente que permita passar só as informações importantes e assim conseguirmos construir um conhecimento com essa informação.




As empregadas domésticas do Brasil passaram a venerar as tais das Empreguetes da novela "Cheias de Charme", elas estão copiando o comportamento e até as roupas das personagens. Não sou contra o fato das domésticas quererem se arrumar melhor, ter uma boa aparência e se tratarem como profissionais de verdade, mas por que diabos precisou de uma novela para perceberem isso? Acho que as pessoas as vezes precisam de um chute na bunda, quer dizer, dá pra perceber que essa novela ajudou pra caramba no futuro das empregadas domésticas, ensinando o respeito e o valor que elas têm. Esse foi o chute na bunda da sociedade, porém,  esses valores estão mais do que claros e os brasileiros esperam aparecer algo como uma novela para poder aprendê-los ou aplicá-los.

  • A vida não imita a arte. Imita um programa ruim de televisão. 
Paulo Leminski

Meu ponto aqui é mostrar que a televisão não é tão má como todo mundo pensa e diz, mas as pessoas fazem com que ela se torne ruim quando precisam dela pra determinar como se comportar, se vestir, o que comprar, o que usar.

Desligue sua televisão um pouco. Pare de copiar o pensamento dos outros e vá pensar nos seus próprios. 

Não faz mal você assistir televisão, você pode conseguir os efeitos contrários disso, mas como? Simples. Preste atenção no que você assiste, não desligue seu cérebro quando estiver na frente da tv, escolha os programas corretos e não acredite em tudo que dizem por aí. Questione, Cresça, argumente. Ou você gosta das pessoas controlando seus pensamentos? Não deixe sua mente ser manipulada!


-uma música para refletir.

-Alexandre José

Nenhum comentário:

Postar um comentário